domingo, 21 de junho de 2009

Disparidade Social


As pessoas imaginam que no bairro da Bela Vista, só habitam pessoas de classe média alta, mas o que acontece é que em algumas ruas do Bixiga se transformam em moradias para diversas pessoas.

Ruas como Japurá, é um exemplo disso, varios andarilhos e pessoas vivem por ali, sem nenhuma condição de moradia. E na praça em frente a câmara de vereadores um lugar que deveria ser considerado como turístico, pode-se encontrar moradores de rua, usuarios de drogas e bebidas alcoólicas em todos os horarios.
As pessoas que moram no bairro da Bela Vista, pagam o IPTU mais caro de São Paulo, devido ao bairro ser localizado no centro da cidade. No bairro do Bixiga 80% dos moradores de rua são alcoólatras, mas isso deve à omissão dos poderes públicos, que não tem politíca de combate ao alcoolismo.
No entanto é no bairro da Bela Vista que se promove uma das maiores festas beneficientes, uma vez ao ano é realizada a Festa da Achiropita em que recebem mais de 20.000 mil visitantes por ano.
As pessoas que participam da festa podem degustar pratos típicos que vão de 2,00 a 40,00 reias. Quem participa desta festa colabora com obras sociais da igreja católica, a arrecadacão (cerca de 300,000 mil reais) é revertida para 960 pessoas carentes, entre jovens, crianças, idosos e moradores de rua que são atendidas pela comunidade.




0 comentários: