sexta-feira, 24 de julho de 2009

Conheça São Paulo sob uma Bela Vista...



Esse vídeo mostra algumas características do bairro.

domingo, 21 de junho de 2009

O Contexto Histórico da Bela Vista


No final do século 19, São Paulo expandia na cultura cafeeira, e isso fez com que o porto de Santos exigisse uma ferrovia que ligasse Santos ao interior Paulista, que foi construida pelos ingleses e escoceses, em 1967, a abertura do curso de direito de faculdade São Francisco, que foi, juntamente, com a de Olinda, a primeira universidade brasileira, trazendo assim brasileiros de todas as regiões e até os estrangeiros, para o bairro.
São Paulo crescia rápid
o, tanto nos edifícios públicos como nas moradias.
Os responsáveis pela construção da ferrovia (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí), pediram aos monges beneditinos para usar parte do terreno do Mosteiro de São Bento, para ali construir um campo de golfe, só que a cidade se expandia em direção ao rio Tietê, e isso obrigou a transferência do campo para uma área proxima à avenida Paulista e a brigadeiro Luís Antônio (Morro dos Ingleses).
A economia Paulistana já se mostrava avançada,por meio de comércios e indústrias.
Esse típico ba
irro, com imigrantes italianos, fez da Bela Vista um dos principais pontos turísticos no final dos anos 80.











Urbanização do Bairro Bela Vista

A partir de 1870, fatores econômicos e sociais fizeram com que São Paulo começasse a crescer.Neste momento, o proprietário da Chácara do Bexiga decidiu lotear parte da mesma.A área localizava-se entre as ruas Abolição e 13 de Maio, e entre a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e Santo Antônio.
O imperador Dom Pedro II lançou o marketing ideal, informando que ter
ia sido doado espaço reservado para um hospital, no qual nunca foi construído.
Era formado pelas ruas Santo Antônio, rua da Misericórdia (Abolição), São Domingos e Cons. Ramalho. O terreno havia sido doado por Antônio José Leite Braga & Cia., proprietário do loteamento. E, sem duvida, foram características marcantes do surgimento do Bairro Bela Vista , um bairro tipicamente italiano, que até hoje mantém suas características bem acentuadas, deixadas pelos imigrantes, que o colonizaram.









Sociedade, Comunicação e Cultura.



A Bela Vista é considerado um bairro extremamente cultural, devido a todos os seus pontos históricos.. A cultura no bairro pode ser vista pelas casas que preserva a construção de séculos antigos da tradição italiana.




Apesar de ser um bairro tipicamente italiano, na Bela Vista pode-se encontrar diferentes nacionalidades e culturas, que convivem de uma forma harmoniosa, em um mesmo lugar Judeus, mulçumanos e italianos, costumam encontrar-se com facilidade em vários pontos do bairro.

























Além disso, é na Bela Vista que se encontra também, diversos museus e instituições que surge como uma forma de prestigio e respeito para o bairro. Um desses Museus é o Museu de Arte de São Paulo- MASP , considerado um dos mais importantes e populares ícones da capital paulista, que reúne diversas exposições relacionadas a arte durante o mês.


Uma grande variedade de estilos entre moradores, trabalhodores, empresários pode-se encontrar no bairro.
Nas praças da Bela Vista
observa-se isso com bastante frequência, perto dos grandes edicifios, pessoas de diferentes estilos circulam por as praças na maioria das vezes com bastante rapidez devido a seus empregos.

Entretenimento

O bairro Bela Vista, na cidade de São Paulo, é um bairro tipicamente burguês. O bairro abrange uma parte da avenida mais famosa e importante da cidade, Avenida Paulista, conhecida por seus grandes e belos edifícios altamente estruturados. Além disso, o bairro é tido como um bairro rico pelo porte de suas residências, comércios, restaurantes e boates que nem sempre são acessíveis à todos pela questão do valor. Dessa forma, boa parte do entretenimento do bairro exclui as classes socais mais baixas por não terem um poder aquisitivo equivalente ao preço dos produtos que os estabelicementos oferecem, visto que a maioria dos desses são privados.




No bairro encontramos entretenimentos ligados à arte e à literatura como o Teatro Abril; Teatro Ruth Escobar; Teatro Brasileiro de Comédia – TBC; Teatro da Gazeta; e museus como: Museu de Arte de São Paulo- Masp , Memorias do Bixiga e Museus do Óculos.

De forma geral, o bairro oferece diiferentes estabelecimentos para diversos públicos.Atendendo ao público jovem, encontramos variadas casas noturnas, como por exemplo a casa e bar Madame Satã, localizada na R. Conselheiro Ramalho, 873 - Bela Vista , destinada à comunidade gótica. O estilo musical é o rock, com bandas ao vivo e DJs. Já neste ponto, a faixa de preço é mais acessível, com o custo do ingresso de até R$ 15.

Outro local acessível e também destinado ao público jovem, é a casa noturna A Lôca, localizada na R. Frei Caneca, 916 , em que os estilos musicais são diversificados e alternados conforme o dia da semana. O preço do ingresso para esse estabelecimento é de até R$ 20.

















Mas, no bairro há formas de entretenimentos gratuítos, por exemplo no Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon , na Avenida Paulista. O local é bem arborizado, o que contrasta com a agitação da cidade, é tranqüilo e dispõem de parquinhos para as crianças e monumentos históricos espalhados por todo o parque.























































Além do parque, outra forma de entretenimento gratuita e um bom lugar para conhecer a história do bairro é o Museus Memória do Bixiga, localizado na Rua dos Ingleses, 118, com funcionamento de quarta-feira a domingo.


O entretenimento no bairro Bela Vista é tem uma grande diversidade que vai de bares e casas noturnas até arte e literatura, no entanto a maioria desses estabelecimentos é geralmente destinada à classe mais rica do bairro.


Disparidade Social


As pessoas imaginam que no bairro da Bela Vista, só habitam pessoas de classe média alta, mas o que acontece é que em algumas ruas do Bixiga se transformam em moradias para diversas pessoas.

Ruas como Japurá, é um exemplo disso, varios andarilhos e pessoas vivem por ali, sem nenhuma condição de moradia. E na praça em frente a câmara de vereadores um lugar que deveria ser considerado como turístico, pode-se encontrar moradores de rua, usuarios de drogas e bebidas alcoólicas em todos os horarios.
As pessoas que moram no bairro da Bela Vista, pagam o IPTU mais caro de São Paulo, devido ao bairro ser localizado no centro da cidade. No bairro do Bixiga 80% dos moradores de rua são alcoólatras, mas isso deve à omissão dos poderes públicos, que não tem politíca de combate ao alcoolismo.
No entanto é no bairro da Bela Vista que se promove uma das maiores festas beneficientes, uma vez ao ano é realizada a Festa da Achiropita em que recebem mais de 20.000 mil visitantes por ano.
As pessoas que participam da festa podem degustar pratos típicos que vão de 2,00 a 40,00 reias. Quem participa desta festa colabora com obras sociais da igreja católica, a arrecadacão (cerca de 300,000 mil reais) é revertida para 960 pessoas carentes, entre jovens, crianças, idosos e moradores de rua que são atendidas pela comunidade.




Disparidade Social



O bairro Bela Vista é localizado próximo a Avenida Paulista, situado em São Paulo. É um bairro que atinge as classes sociais médias e alta. Os moradores da Bela Vista setem uma certa segurança devido a classe preodominante ter um poder aquisitivo elevado, mas a violência no bairro é bastante comum, mas apresar de ser um bairro de burgueses há também muitas comunidades carentes.




Em muitos pontos da Bela Vista é comum encontrar lixos espalhado por toda a rua, pessoas pedindo esmola e pequenos furtos.



































Na Bela Vista concentram-se um grande número de árvores, mas o desmatamento no bairro é visto com facilidade, sem nenhuma preocupação com a fiscalização, árvores são cortadas, e florestas desmatadas.